Semam promove expedição no rio Piraquê-Açu com Conselheiros, pescadores e pesquisadores do IFES
Afim de fomentar a sustentabilidade da pesca das espécies de peixe e crustáceos que vivem nos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, a secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou uma expedição com pescadores, representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES - Campus Piúma e Aracruz), ICMBio e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (15).
Os estudos pretendem caracterizar o período de piracema de cada tipo de peixe que vive nos rios e e reconhecer as técnicas sustentáveis da pesca, para criar legislações que protejam cada espécie. Além disso, a visita promove a integração dos pescadores com as instituições.
“O principal ponto da ação é promover o diálogo com a comunidade para identificar os desafios e também, o conhecimento da cultura local existente. Com isso, nós do IFES, junto aos pescadores e a SEMAM, conseguiremos uma visão compartilhada e de interesse comuns, para encontrar uma solução inovadora e que atenda a região no quesito sustentabilidade”, pontuou Marcelo Fanttini Polesi, professor e diretor do IFES campus Piúma.
Para Aladim Cerqueira, secretário da Semam, a ação realizada nesta manhã promove a integração entre pescadores e instituições. “Queremos promover a integração do conhecimento da população tradiconal com o conhecimento científico e criar as condições em regulqmentações para garantir a manutenção da diversidade e recuperar populações da fauna ameaçadas. Esses avanços permitirão tanto o desenvolvimento econômico dos pescadores quanto o fortalecimento do turismo baseado na sustentabilidade".
Na parte da tarde, os pescadores participaram de um momento de onde a Semam promoveu a apresentação do projeto, o papel de cada integrante e os benefícios dos estudos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Cras Itaputera: Prefeitura amplia rede de proteção social com inauguração no dia 25
- Aracruz Botecos vai movimentar a cidade nas comemorações dos 178 anos do município
- Semam divulga resultado da consulta pública sobre o Corredor de Biodiversidade
- Março Roxo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Programa Agrinho 2026 terá como tema central o ‘Campo e Cidade, conexões que transformam’
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia