Saúde alerta para sinais da tuberculose e reforça a importância do diagnóstico precoce
Neste mês de enfrentamento à tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), chama a atenção da população para a importância da informação, do cuidado com a saúde e, principalmente, do diagnóstico precoce. O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, é um momento de mobilização e a Saúde segue firme no compromisso de cuidar de gente.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que atinge principalmente os pulmões, mas pode afetar outras partes do corpo. Apesar de ser tratável e ter cura, ainda representa um desafio de saúde pública, especialmente quando o diagnóstico é tardio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais letais do mundo.
Por isso, ao perceber sintomas, é fundamental procurar atendimento o quanto antes.
Fique atento aos principais sintomas:
-
Tosse por três semanas ou mais,
-
Febre baixa, geralmente no fim da tarde,
-
Suor noturno,
-
Perda de peso sem causa aparente,
-
Cansaço excessivo.
Ao identificar qualquer um desses sinais, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento inicial e especializado também pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Programas de Referência, localizados no Complexo de Saúde do município, no bairro Jequitibá.
Nos programas de referência, a população encontra acolhimento, orientação qualificada, testagem e encaminhamento para tratamento, quando necessário. O serviço é gratuito e funciona como uma importante porta de entrada para o diagnóstico precoce, que é decisivo para interromper a cadeia de transmissão e garantir a cura.
“A tuberculose tem cura, e o tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, é essencial que o paciente siga corretamente todas as orientações médicas e não interrompa o uso da medicação, mesmo com a melhora dos sintomas. O abandono do tratamento pode agravar o quadro e dificultar ainda mais a recuperação. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade consigo e com o outro. Em caso de sintomas, procure atendimento”, disse a secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt.
Mais do que uma data no calendário, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose reforça a importância da responsabilidade coletiva. Combater a doença é também combater o preconceito, ampliar o acesso à informação e garantir que todos saibam onde buscar ajuda.
A Prefeitura de Aracruz segue investindo em ações de prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo, fortalecendo a rede de saúde e garantindo que cada cidadão tenha acesso a um atendimento humanizado e eficiente.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Professoras da Educação Especial e Inclusiva realizam visita técnica no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES)
- Qualificar ES: cerimônia marca a formatura de 59 alunos
- “Ação Cidadã” promove acolhimento e serviços para pessoas em situação de rua
- Programa Gênesis II é lançado para impulsionar projetos na Microrregião do Rio Doce
- Taça Arca de Futsal acontece de 27 de maio a 17 de junho
- Undime 40 anos: Aracruz se destaca no 11º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
- Comunicado de Chamamento Público
- PDM: Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei que institui os Instrumentos de Política de Desenvolvimento Urbano e Fundiário no município
- Lei Lucas ganha destaque na 4ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Projeto Baleia Jubarte inaugura exposição no Museu Histórico de Santa Cruz e fortalece educação ambiental e turismo em Aracruz