Obras de e sobre autores indígenas do Espírito Santo e do Repositório Multimodal Teceres serão lançadas durante o Primeiro Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola em 2026
Acontece nesta sexta-feira (22), na cabana Central da aldeia indígena Tupinikim de Caieiras Velha, o Primeiro Encontro da Ação Saberes Indígenas na Escola – (Asie) em 2026. O evento é uma das programações da 6ª Teia Nacional, Noite Cultural e será um momento festivo e de lançamento no território indígena de duas obras de e sobre autores indígenas do Espírito Santo e do Repositório Multimodal Teceres, que é uma plataforma colaborativa voltada para a valorização, preservação e difusão dos saberes e conhecimentos tradicionais dos povos indígenas Guarani e Tupinikim do estado capixaba.
“Esta é a primeira coletânea de e com textos de autoria indígena publicada pela Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (EdUfes), tendo como coordenadoras Ozirlei Teresa Marcilino, Circe Mary Silva da Silva e Ana Paula Azevedo Moura Careta, Saberes Tradicionais dos Povos Guarani e Tupinikim”, disse a técnica pedagógica do setor de Educação Indígena, Andréa Cristina Almeida.
Já o livro ‘Tupinakyîa Kûaba Îasy Resé – Caieiras Velha Tá-pe’ é de autoria Adriana Tupiniki e o Repositório Teceres, uma plataforma colaborativa de áudio, imagem, texto e vídeo dedicada à memória e produção cultural indígena foi produzido pelo grupo de estudos e pesquisas em transdisciplinaridade, educações, culturas e intersetorialidade (GEPTECI).
A Ação Saberes Indígenas na Escola tem mais de dez anos e já produziu com os professores do território de Aracruz seis materiais pedagógicos, sendo que no ano passado ainda havo a publicação de mais quatro produções. Os encontros da ação Saberes Indígenas na Escola são formações continuadas desenvolvidas com os professores indígenas, coordenada pela Ufes, em parceria com as secretarias de educação do estado (Sedu) e de Aracruz (Semed), com apoio financeiro da MEC/SECADI/DEEI, compondo assim Núcleo Ufes (Asie/Secadi/MEC).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Professoras da Educação Especial e Inclusiva realizam visita técnica no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES)
- Qualificar ES: cerimônia marca a formatura de 59 alunos
- “Ação Cidadã” promove acolhimento e serviços para pessoas em situação de rua
- Programa Gênesis II é lançado para impulsionar projetos na Microrregião do Rio Doce
- Taça Arca de Futsal acontece de 27 de maio a 17 de junho
- Undime 40 anos: Aracruz se destaca no 11º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
- Comunicado de Chamamento Público
- PDM: Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei que institui os Instrumentos de Política de Desenvolvimento Urbano e Fundiário no município
- Lei Lucas ganha destaque na 4ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Projeto Baleia Jubarte inaugura exposição no Museu Histórico de Santa Cruz e fortalece educação ambiental e turismo em Aracruz