Novembro azul: prefeitura intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata em Aracruz
Durante o mês de novembro, o movimento Novembro Azul ganha destaque, chamando atenção para os cuidados com a saúde do homem. A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está promovendo uma série de ações de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa tem como objetivo estimular o cuidado com a saúde do homem e reforçar a importância do diagnóstico precoce da doença, que é uma das principais causas de morte entre o público masculino no Brasil.
As ações estão sendo realizadas na Casa Azul e em todas as Unidades de Saúde do município, onde os homens acima de 40 anos devem buscar os serviços oferecidos como testes rápidos, vacinação, aferição de pressão, solicitação de exames de PSA, além de orientações em saúde e distribuição de materiais informativos.
“O Novembro Azul é uma oportunidade para lembrar aos homens que cuidar da saúde deve ser uma prioridade. Quebrar essas tabus impostos pela sociedade é importante para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e aumenta significativamente as chances de cura. Incentivar o autocuidado masculino, mostrando que procurar o serviço de saúde regularmente é um ato de prevenção e responsabilidade com a própria vida”, destacou Rosiane Scarpartt, secretária de Saúde de Aracruz.
Segundo a Organização Mundial de Saúde o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum, e um dos que mais registra ocorrência de óbitos. Além de câncer de próstata, outras doenças relacionadas serão debatidas, entre elas o diabetes, comemorado no próximo dia 14, doença acarretada pelo aumento do nível de açúcar no sangue (níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Professoras da Educação Especial e Inclusiva realizam visita técnica no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES)
- Qualificar ES: cerimônia marca a formatura de 59 alunos
- “Ação Cidadã” promove acolhimento e serviços para pessoas em situação de rua
- Programa Gênesis II é lançado para impulsionar projetos na Microrregião do Rio Doce
- Taça Arca de Futsal acontece de 27 de maio a 17 de junho
- Undime 40 anos: Aracruz se destaca no 11º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
- Comunicado de Chamamento Público
- PDM: Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei que institui os Instrumentos de Política de Desenvolvimento Urbano e Fundiário no município
- Lei Lucas ganha destaque na 4ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Projeto Baleia Jubarte inaugura exposição no Museu Histórico de Santa Cruz e fortalece educação ambiental e turismo em Aracruz