Prefeitura entrega barragem de Rio Francês em Jacupemba
A barragem de Rio Francês, no distrito de Jacupemba, foi entregue a comunidade na última terça-feira (31). Participaram do evento o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, o vice-prefeito, Beto Viera, vereadores e secretários municipais. A obra realizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), com capacidade de armazenamento de 1,2 milhão m3 vai beneficiar 35 famílias e 22 propriedades rurais da região.
Enio falou sobre a importância da parceria entre os governos estadual e municipal na realização de obras e serviços que beneficiem a população. “No nosso Estado temos uma parceria forte com os municípios visando à realização de investimentos. E somando esforços faremos muito mais”. O secretário anunciou o investimento de R$ 30 milhões para as áreas de recursos hídricos visando a ampliação e melhoria da gestão hídrica no município de Aracruz. “O Governo do Estado fará na próxima semana a publicação do edital para construção de mais uma nova barragem no município”.
Dr. Coutinho lembrou a importância dos investimentos do governo estadual para o custeio e para a realização de grandes obras e projetos para o município. São intervenções importantes que vão melhorar a saúde e dar mais qualidade de vida a nossos moradores. “Estamos construindo barragens porque, além de reservar água, é uma forma de aumentar nossa capacidade hídrica, preservando nascentes”, disse.
Em novembro do ano passado a represa de Rio Francês rompeu devido às fortes chuvas. Desde então, a reconstrução da barragem tem sido almejada pelos moradores locais, já que cumpre função importante para o abastecimento e reservatório hídrico, além de atender diretamente na irrigação da produção agrícola.
O secretário municipal de Agricultura, Gelcimar Grippa, destacou a importância de dar continuidade a obras como essa. “A falta d’água é um problema grave e por isso estamos conduzindo o processo de implantação de barragens com planejamento, para que não haja problemas futuros e para que a comunidade tenha a segurança de que não vai faltar água”.
Beto Vieira, vice-prefeito, ressaltou que a barragem de Rio Francês faz a diferença na vida de muitas famílias. “Nós, da Prefeitura de Aracruz, estamos muito felizes em poder entregar essa barragem. O homem e a mulher do campo desempenham um trabalho muito importante para toda população, produzem alimento e geram emprego e renda”.
Dr. Coutinho falou ainda que a gestão tem avançado no sentido preventivo, ou seja, de se encontrar maneiras de garantir a preservação e o armazenamento das águas para que seja possível distribuí-la no momento em que não houver chuva. “Precisamos unir sociedade e poder público na conscientização sobre a economia de água para conseguirmos manter o abastecimento mesmo em épocas com maior demanda ou com escassez de chuvas”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Professoras da Educação Especial e Inclusiva realizam visita técnica no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES)
- Qualificar ES: cerimônia marca a formatura de 59 alunos
- “Ação Cidadã” promove acolhimento e serviços para pessoas em situação de rua
- Programa Gênesis II é lançado para impulsionar projetos na Microrregião do Rio Doce
- Taça Arca de Futsal acontece de 27 de maio a 17 de junho
- Undime 40 anos: Aracruz se destaca no 11º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
- Comunicado de Chamamento Público
- PDM: Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei que institui os Instrumentos de Política de Desenvolvimento Urbano e Fundiário no município
- Lei Lucas ganha destaque na 4ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Projeto Baleia Jubarte inaugura exposição no Museu Histórico de Santa Cruz e fortalece educação ambiental e turismo em Aracruz