Aracruz se torna o primeiro município do Brasil a ser contemplado com curso sobre Inteligência Artificial do Google DeepMind e Raspberry Pi Foundation
Teve início na última semana e prossegue até esta quarta-feira (3), no Auditório do Polo UAB, no Centro, uma formação ofertada a professores, pedagogos e gestores que atuam nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, além de técnicos pedagógicos da Semed. Trata-se do curso “Inteligência Artificial com Experience AI”, ofertado em parceria com a Google DeepMind e a Raspberry Pi Foundation, sendo Aracruz o primeiro município do Brasil a receber essa capacitação.
Os conteúdos foram mediados pelo biólogo Felipe Sena Torres, especialista em implementação de plataformas educacionais, metodologias ativas e ensino híbrido, e pela professora de inglês e pedagoga Alessandra Nicolau, que atua como educadora há mais de 15 anos. A coordenadora do Programa Educacional Global da Google DeepMind e da Raspberry Pi Foundation, Júlia da Matta, destacou que Aracruz se tornou a primeira cidade do país contemplada. “Vocês são a primeira turma do Brasil a conhecer esse conteúdo. Nosso lançamento oficial será no dia 10 de junho deste ano”, afirmou.
A trilha formativa teve início com um encontro presencial de quatro horas e será complementada por dois momentos virtuais, programados para os dias 22 de junho e 26 de agosto, conduzidos por professores especialistas da Google DeepMind e da Raspberry Pi Foundation. Além disso, pedagogos, gestores e técnicos da Semed participarão de uma segunda etapa presencial, no dia 9 de julho, destinada ao aprofundamento dos conteúdos do Experience AI. Nessa fase, os participantes ampliarão seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial e vivenciarão atividades práticas que demonstram como os computadores aprendem, processam informações e tomam decisões.
“Nosso objetivo com essa formação é fortalecer as competências dos profissionais da educação para compreender os fundamentos da Inteligência Artificial e explorar, de forma crítica e pedagógica, os recursos do Experience AI. Esperamos que os participantes se sintam mais confiantes para trabalhar esses conceitos em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI e aproximando os estudantes das tecnologias que já fazem parte de seu cotidiano”, destacou a técnica pedagógica Viviane Cabidelle.
Nesta primeira etapa, os participantes estão conhecendo a proposta do Experience AI, seus recursos didáticos e as possibilidades de aplicação no contexto escolar. A formação também proporciona vivências práticas sobre conceitos fundamentais da Inteligência Artificial, incentivando a reflexão sobre estratégias pedagógicas que possam integrar essa temática às diferentes áreas do conhecimento. Ao final do percurso formativo, os profissionais estarão aptos a desenvolver atividades e projetos de IA com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, contribuindo para uma educação alinhada aos desafios e às oportunidades da cultura digital.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é premiada na Feira dos Municípios 2026
- Dia da Família na Escola: pais e responsáveis participam da construção de painel coletivo no Cmei Criança Feliz
- Semsur realiza mutirão de limpeza em Barra do Riacho
- Professoras da Educação Especial e Inclusiva realizam visita técnica no Instituto Luiz Braille do Espírito Santo (ILBES)
- Qualificar ES: cerimônia marca a formatura de 59 alunos
- “Ação Cidadã” promove acolhimento e serviços para pessoas em situação de rua
- Programa Gênesis II é lançado para impulsionar projetos na Microrregião do Rio Doce
- Taça Arca de Futsal acontece de 27 de maio a 17 de junho
- Undime 40 anos: Aracruz se destaca no 11º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
- Comunicado de Chamamento Público