Aracruz faz parte do eixo Regional Central Turístico
Na tarde desta quarta-feira (23), a servidores da Prefeitura de Aracruz participaram da Jornada Turística e Gastronômica que aconteceu no Auditório do Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), no município de Ibiraçu. Promovido pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo), o evento apresentou os resultados alcançados pelos atendimentos do Sebrae aos empreendimentos turísticos da região, reforçando o papel do turismo local como motor do desenvolvimento econômico e sustentável.
Durante o evento, foram apresentados dados atualizados sobre o cenário turístico do Espírito Santo e, especialmente, nos municípios atendidos pela Regional Central que engloba Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Santa Teresa, com orientações práticas para qualificação e crescimento dos negócios turísticos.
A palestrante e empreendedora Luciana Balbino, reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro” no Brasil, por ser proprietária do Restaurante Rural Vó Maria e do Sítio Casa de Vó, no estado da Paraíba, compartilhou sua experiência com projetos de impacto social e desenvolvimento territorial por meio do turismo e da gastronomia rural. Sua trajetória inspiradora enriqueceu o debate com exemplos reais de transformação em sua comunidade em Chã de Jardim, Areia na Paraíba.
Em seu relato de vida, Luciana falou sobre sua infância empreendedora. “Minha vida começou como a maioria de todos vocês, a vida na roça. Comecei a empreitada com meu avô, onde eu limpava o roçado dele, com 10 anos de idade, eu tinha meu primeiro empregado que era o meu irmão. Comecei plantando maracujá e tinha mais ou menos uns cem pés e eu era uma empreendedora que na minha cabeça era a maior empreendedora mirim de Chã de Jardim, por que para você ter vários maracujás para vender todo final de semana, não era para qualquer um, então eu sempre fui uma pessoa que sempre trabalhei para ter meu dinheiro por que eu não tinha quem me desse. Fui a única mulher empreendedora que começou com ajuda da comunidade onde mora a fomentar o turismo local. Turismo é bom, quando é bom para todo mundo”, concluiu.
Helder Tabosa, secretário de Turismo e Cultura de Aracruz, representou o prefeito Dr. Coutinho e falou como é participar de algo que enriquece o nome do município. “Buscar conhecimento jamais será algo inalcançável. O relato de Luciana nos mostra que todos nós podemos ser empreendedores e que podemos fomentar o turismo e gastronomia para o município onde vivemos, nos mostra não quanto custa, mas, o valor que agrega para a localidade”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Cras Itaputera: Prefeitura amplia rede de proteção social com inauguração no dia 25
- Aracruz Botecos vai movimentar a cidade nas comemorações dos 178 anos do município
- Semam divulga resultado da consulta pública sobre o Corredor de Biodiversidade
- Março Roxo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Programa Agrinho 2026 terá como tema central o ‘Campo e Cidade, conexões que transformam’
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia