Prefeitura de Aracruz dá início às atividades do Programa Saúde na Escola
A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semed) e Saúde (Semsa), promoveu na tarde desta terça-feira (27), no auditório do Ifes, a 1ª Reunião Geral do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que contou com as presenças da secretária Jenilza Spinassé (Semed) e da subsecretária da Semsa, Juliana Baioco, teve como público-alvo gestores escolares, equipe de psicólogos e assistente sociais (PAS), técnicos do CRAS, enfermeiros e dentistas da ESF, psicólogos e nutricionistas.
A secretária Jenilza deixou uma mensagem de boas vindas aos presentes, ressaltando a importância do trabalho em rede. “Esse é um dia muito importante para todos nós, que buscamos esse trabalho em rede, unindo assistência social, educação e saúde, que ajudam a cuidar do local onde a gente trabalha. Hoje iniciamos a desenvolver esse trabalho que é de todos. Temos o exemplo da epidemia da dengue, cuja situação é caótica em todo país. O número de pessoas internadas e com risco de morte é muito alto. E para combater isso precisamos de ações simples e coletivas, que começam com o cuidado na casa de cada um. Por isso, a partir de hoje, estamos convidando e fazendo um apelo a vocês para multiplicarem esse movimento e voltarmos a ter paz. Esse é o papel do PSE, integrar e levar a população a se mobilizar, fazendo uma rede de proteção, reunidos em um cronograma”, destacou.
Durante o encontro foram apresentados os Grupos de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) e de Gestores Escolares (GGE) que se encontravam presentes, além das diretrizes do PSE, as ações de combate à dengue e o Plano de Ação. As apresentações ficaram por conta da psicóloga Juliana Monteiro e da enfermeira Lívia Roni Pignaton. Dentre as temáticas, destaque para a saúde ambiental, a promoção da atividade física e a cultura de paz e direitos humanos; a alimentação saudável; prevenção da obesidade, das violências, dos acidentes, de doenças negligenciadas, do uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, auditiva, ocular e mental, além da prevenção à covid-19.
O PSE atua em Aracruz desde 2009 contribuindo para o pleno desenvolvimento dos estudantes da educação básica da Rede Municipal de Ensino, por meio da articulação entre os profissionais do GTIM, que ofertam serviços em um mesmo território, visando propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)
- Sala Sensorial Magia do Rotary contempla outras quatro escolas da Rede Municipal de Ensino
- Segunda chamada da regularização fundiária convoca moradores de Nova Santa Cruz e São José (Jacupemba)
- Bolsa Atleta 2026: edital é publicado com 21 vagas para esportistas
- Mulheres empreendedoras de Aracruz têm acesso a crédito com condições especiais até 31 de março
- Aracruz recebe Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo e reafirma referência em transparência e governança
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025