Mais um Dia D da Campanha Outubro Rosa em Aracruz
O dia D da campanha Outubro Rosa movimentou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Casa Rosa em Aracruz, no último dia 19 e a iniciativa vai se repetir neste sábado, dia 26, nas unidades de saúde de Jequitibá, Jacupemba, CAIC e Guaxindiba.
No último dia 19 foram 708 consultas, coleta de preventivo, agendamento de mamografia, atividades coletivas e orientação sobre cuidados com a saúde. Ao todo, foram realizadas 472 coletas de citopatológico (exame preventivo, coleta de células do colo uterino), 585 testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e mais de 300 solicitações de mamografias, além de serem aplicadas 324 doses de vacinas.
A campanha Outubro Rosa tem objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. A campanha se estende até o dia 31de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde. Após esse dia, segue normalmente conforme a rotina de cada UBS.
Segundo a secretária de Saúde, Roseane Scarpatt, o dia D foi considerado o dia mais importante da campanha no município. “Além de oportunizar às mulheres, que não conseguiram ir às Unidades durante a semana, acesso os serviços gratuitos, as equipes esclareceram dúvidas sobre a doença, bem como as formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo de maior incidência no mundo, e o mais frequente no sexo feminino”, lembrou a secretária.
O dia D, conforme explica o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, contribuiu para criar um movimento amplo em prol da saúde da mulher. “Esse dia, portanto, vai além da simbologia e atua de forma prática para salvar vidas, tanto pelo incentivo ao diagnóstico precoce quanto pela mobilização em torno de ações de saúde. Reforçamos a importância dos cuidados e da realização de exames para prevenção. O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil”.
“Quem não conseguiu ir no sábado, pode ficar tranquilo e procurar as unidades de saúde durante a semana, que a ação continua, destacou Roseane Scarpatt.
Dia D Outubro Rosa, no próximo sábado (26), em quatro Unidades de Saúde:
- U.S Jequitibá – 7h às 16h
- U.S Jacupemba – 8h às 12h
- U.S CAIC – 7h às 12h
- U.S Guaxindiba – 7h às 16h
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Cras Itaputera: Prefeitura amplia rede de proteção social com inauguração no dia 25
- Aracruz Botecos vai movimentar a cidade nas comemorações dos 178 anos do município
- Semam divulga resultado da consulta pública sobre o Corredor de Biodiversidade
- Março Roxo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Programa Agrinho 2026 terá como tema central o ‘Campo e Cidade, conexões que transformam’
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia