A empresa responsável pela construção do estaleiro vai dar preferência à mão-de-obra local
Foi assinada ontem (14), na Secretaria de Estado de Desenvolvimento, a contratação do estudo de risco ambiental para construção do estaleiro Jurong Brasil, em Barra do Riacho, Aracruz. O contrato foi assinado pelos dirigentes da Jurong e a empresa capixaba Centro de Tecnologia em Aqüicultura e Meio Ambiente (CTA) que será responsável pelo estudo. A empresa espera concluir o processo de licenciamento ambiental até de setembro de 2009.
A Jurong vai contratar 2.500 pessoas para construir o estaleiro que será um dos maiores no país. A previsão é que as obras tenham início em outubro de 2009 e sejam concluídas até o final de 2011, quando o estaleiro deve começar operar. O estaleiro será responsável pela construção de plataformas de exploração de petróleo, além de reparos em navios. O investimento total do projeto está orçado em R$ 500 milhões.
De acordo com o Secretário de Estado de Desenvolvimento, Guilherme Dias, a contratação dos estudos confirma os compromissos assumidos pela Jurong do Brasil com o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracruz para implantação do estaleiro. O gerente de construção da Jurong, José Jorge Araújo afirmou, que após o início das operações a empresa vai contratar de 3 a 4 mil pessoas, além de outras 2 mil contratações que devem ser feitas por empreiteiras. A empresa vai dar preferência à mão-de-obra local.
O Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, ressaltou sua alegria com a construção do estaleiro no município. “Nos sentimos lisonjeados com a chegada do estaleiro. É um crescimento importante, em um momento de crise. Com o terminal de gás, mais o estaleiro, Aracruz vive um momento de repercussão nacional”.
Devens destacou ainda que Aracruz é o município do Espírito Santo que mais qualifica mão-de-obra na área de metalmecânica. “A tendência é de que a cidade se mantenha na liderança nos próximos anos. A estratégia é evitar que as empresas que se instalam no município contratem mão-de-obra de outras regiões”.
Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Aracruz, Divaldo Crevelin, para garantir que a mão-de-obra local seja aproveitada neste e em outros investimentos em Aracruz, a estratégia para capacitação dos trabalhadores de Aracruz e de municípios vizinhos foi montada em 2005, com a criação de uma unidade do Cefet e de outra do Senai. “Só conseguimos criar uma condição favorável para esses projetos serem implantados no município com investimento no indivíduo, na sua capacitação. Os candidatos às vagas que serão criadas no estaleiro da Jurong ou no terminal de gás liquefeito de petróleo, da Transpetro, que está em fase de construção, serão capacitados no próprio município”.
Crevelin ressaltou ainda que a Prefeitura de Aracruz disponibilizou as instalações para que as instituições técnicas comecem a capacitação dos capixabas que trabalharão nas obras civis da construção do estaleiro e do Terminal de Gás Liquefeito (TGLP).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Cras Itaputera: Prefeitura amplia rede de proteção social com inauguração no dia 25
- Aracruz Botecos vai movimentar a cidade nas comemorações dos 178 anos do município
- Semam divulga resultado da consulta pública sobre o Corredor de Biodiversidade
- Março Roxo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Programa Agrinho 2026 terá como tema central o ‘Campo e Cidade, conexões que transformam’
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia