Data: quinta, 15 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 04:09

PLANEJAR

Home • Planejar • SEMINÁRIO

I SEMINÁRIO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO

INTEGRADO DE  ARACRUZ – PLANEJAR


OBJETIVO: Promover a discussão entre os vários atores da cidade e o intercâmbio de informações e experiências acerca de temas relacionados ao planejamento da cidade, assegurar a participação da população nas decisões municipais e garantir a gestão democrática.

 

PUBLICO ALVO: movimentos populares, poder público municipal (executivo e legislativo), instituições de ensino e pesquisa, trabalhadores, conselheiros municipais, representantes de classe, empresários, associações de moradores e todos aqueles que tenham interesse em contribuir sobre os temas abordados.

 

RESULTADO ESPERADO: Troca de experiências, disseminação de informações, capacitação dos servidores, conselheiros e sociedade em geral, alinhamento sobre os temas abordados, dentre outros.

 

PROGRAMAÇÃO:

27/08/2013 (terça-feira)

Horário

Atividade

Local

18:30h

Credenciamento

 

FAACZ

19:00h

Abertura Oficial

19:30h

Apresentação do PLANEJAR

20:00h

Palestra sobre os desafios para o planejamento da cidade.

Aminthas Loureiro Júnior  

21:00h

Encerramento



28/08/2013 (quarta-feira – período da tarde)

Horário

Atividade

Local

13:30h

Oficina: A Propriedade, o Direito de Construir e o Estatuto da Cidade

 FAACZ

13:30h

Oficina: Elaboração de Projetos

Professor(a): Juliana Emanuele Prado Martins Costa (Subsecretaria de Orçamento e Gestão, engenheira de produção e economista)  

15:30h

Oficina: Sistema Municipal de Informações Georreferenciadas - SIMGEO

Domingos Graziolla



28/08/2013 (quarta-feira – período da noite)

Horário

Atividade

Local

18:30h

Credenciamento

 

FAACZ

19:00h

Abertura

19:15h

Mesa Redonda: “Em que Cidade Viveremos?”

Debatedores: Diane Rangel

Mediador: Gilton Luis Ferreira (Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracruz e doutorando em História Social das Relações Políticas pela UFES).

20:30h

Debate

21:00h

Encerramento



29/08/2013 (quinta-feira – período da tarde)

Horário

Atividade

Local

13:30h

Oficina: Plano Municipal de Habitação de Interesse Social

Professor (a): Ivana Souza Marques (Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFES, gerente de projetos da Fundação Ceciliano Abel de Almeida e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas de Aracruz/FAACZ).

FAACZ

15:30h

Oficina: Estudo de Impacto de Vizinhança

Ana Cláudia Buffon (Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília/UNB e Secretária de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal da Serra/ES).


 




29/08/2013 (quinta-feira – período da noite)

Horário

Atividade

Local

18:30h

Credenciamento

 

FAACZ

19:00h

Abertura

19:15h

Mesa Redonda: “Regularização dos Assentamentos Irregulares: Nova Urbanização ou Refavela?”

Debatedores:

  • Sandra Monarcha (Secretária de Desenvolvimento da Cidade da Prefeitura Municipal de Vitória, mestre em Planejamento Urbano pela UFRJ e doutora em Planejamento Territorial no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza/Itália)

  • Giovanilton André Carreta Ferreira (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela UFF, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRS, coordenador técnico da Fundação Ceciliano Abel de Almeida e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UVV e FAACZ)

Mediadora:

  • Ana Márcia Eler (Secretária de Desenvolvimento Urbano do município de Vila Velha, arquiteta pela UFES, com especialização em Planejamento e Gestão em Políticas Públicas e Psicodrama Pedagógico, Organizacional e Comunitário. Foi professora universitária, subsecretária da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade de Vitória, assessora Técnica na Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo – ADERES, secretária de Desenvolvimento Urbano do Município da Serra).

20:30h

Debate

21:00h

Encerramento