Operação apreende caranguejos capturados em período de defeso
Durante ação realizada na noite deste sábado (25), 130 caranguejos da espécie Uçá foram apreendidos pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os animais foram resgatados na localidade de Areinha, em Santa Rosa.
Os caranguejos foram apreendidos por terem sido capturados durante o período de defeso que está em vigor. Desta forma, as equipes realizaram a soltura dos animais em seu habitat natural para que possam voltar a se reproduzir.
As ações de fiscalização têm sido realizadas pela Semam desde o início da andada do caranguejo-Uçá, onde as equipes realizam rondas nos mangues, para que os animais possam se movimentar sem que haja a interferência humana.
Andada do caranguejo
A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, onde os machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para se acasalarem e para a liberação de ovos. Nesse período ficam proibidas a captura, manutenção em cativeiro, o transporte, assim como o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização, sendo vedada inclusive a importação para outros municípios ou estados.
Vale ressaltar que o terceiro período da andada do caranguejo teve início no dia 21 de fevereiro e encerrou no domingo (26). O quarto período vai do dia 08 a 13 de março e o quinto, do dia 22 ao dia 27/03.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia
- Aracruz adere ao Selo de Segurança Pública Municipal
- Prefeitura disponibiliza lista de estabelecimentos credenciados para o fornecimento de materiais escolares e uniformes. Auxílio financeiro é liberado nesta sexta-feira (27)
- Aracruz inicia ações do mês de março com cerca de 1.500 exames na Carreta da Mulher
- Mais de 800 famílias conquistam a regularização de seus imóveis em Aracruz
- Prefeitura e Caixa Econômica Federal assinam Ordem de Serviço do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- Quadra poliesportiva e novas salas de aula da Emefti Honório Nunes de Jesus são inauguradas
- Ação Cidadã realiza 17 atendimentos e amplia encaminhamentos à rede de cuidado
- Prefeitura disponibiliza formulário eletrônico para cadastro de estabelecimentos interessados no fornecimento de materiais escolares e uniformes
- 01ª Chamada Emergencial Edital 002/2025 - SEMED