Data: segunda, 16 de maio de 2022
Clima

Prefeito Dr. Coutinho prestigia aula inaugural dos cursos do “Programa Qualifica Aracruz”

13/05/2022 Humberto De Marchi
O prefeito Dr. Coutinho falou da sua emoção em ver o resultado dessa parceria, que contemplou também Barra do Riacho, local onde nasceu e passou sua infância

O prefeito Dr. Coutinho falou da sua emoção em ver o resultado dessa parceria, que contemplou também Barra do Riacho, local onde nasceu e passou sua infância

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, da gerente de Qualificação Profissional, Márcia Cabral, compareceu na noite desta quinta-feira (12), no auditório do SESI/SENAI, bairro Vila Nova, para prestigiar a aula inaugural dos cursos do “Programa Qualifica Aracruz”. A cerimônia contou com as presenças de Ana Cláudia, representando o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), Guilherme Pimenta, representando o Escritório de Projetos da Suzano e do Gerente Regional (SESI/SENAI), Alexandre de Deus Gomes.

Alexandre deu as boas-vindas às autoridades e alunos presentes reforçando a importância da parceria que possibilitou a realização dos cursos. “Gostaria de saudar nossos parceiros aqui presentes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, CRJ e Suzano, porque sem a parceria a gente não consegue fazer muitas coisas, como esses muitos cursos que estão sendo ofertados. Terminamos 2021 com 1208 alunos em uma unidade que só caberiam 800. E como conseguimos fazer com 1208? Com essas parcerias, que são fundamentais para levarmos capacitação e qualificação profissional a locais mais afastados da sede, como em Santa Cruz, onde realizaremos outro curso, pois Aracruz é um município muito grande”, disse.

Ainda de acordo com Alexandre, os alunos precisam investir o tempo no que há de mais precioso, que são os estudos. “Nesses cursos vocês estarão investindo no que há de mais precioso, que é o conhecimento. Posso garantir a vocês que a educação e capacitação são fatores que dão retorno e que ninguém pode tirar. Vocês estão no melhor lugar para se capacitarem profissionalmente, por isso invistam e busquem conhecimento junto aos nossos instrutores”, destacou.

Em seguida os instrutores Lázaro (Soldador -processo eletrodo), Roberta (Assistente de Planejamento), Francisco Eduardo (Almoxarife) e Margarete (Costura), foram apresentados ao público. O prefeito Dr. Coutinho falou da sua emoção em ver o resultado dessa parceria, que contemplou também Barra do Riacho, local onde nasceu e passou sua infância.

“É com muita alegria que eu vejo o resultado dessa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o SESI/SENAI, que originou o “Programa Qualifica Aracruz”, ofertando a nossos jovens cursos e capacitação, para que eles possam se engrenar no mercado de trabalho. O curso de Almoxarife será em Barra do Riacho, onde nasci e cresci, sendo que naquele tempo não haviam essas possibilidades de cursos, tecnologias. Hoje temos grandes empresas lá que atraem outras empresas, e que precisarão de profissionais. Por isso vocês têm que aproveitar essa oportunidade e se capacitarem”, disse.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico (Semde), José Eduardo, destacou o esforço e empenho de cada aluno em querer fazer o curso e se formar. “Vejo em vocês o interesse e uma esperança em buscar seu caminho profissional e se capacitarem. Que esses cursos sejam levados a sério e com determinação até o final, pois isso faz diferença na vida da gente e no futuro. Muitas vezes o caminho certo é o caminho mais difícil, que mais desgasta, e muitos aqui estão estudando mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Parabéns pelo empenho. Temos um desafio muito grande, por isso precisamos trabalhar em rede pra somarmos esforços, oferecendo muitos cursos e com qualidade”, frisou.

Após as falas das autoridades os alunos puderam acompanhar um vídeo institucional do SESI/SENAI para depois já terem as aulas com seus instrutores. Mais de 80 alunos se inscreveram nesses cursos do "Programa Qualifica Aracruz”, que terão uma duração de dois meses e meio.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br