Data: sexta, 18 de setembro de 2020
Horário de Brasília: 00:26
Clima

PMA e Noxis Energy se reúnem para discutir construção de refinaria no município

05/08/2020 SECOM/PMA

O prefeito Jones Cavaglieri, o secretário interino de Desenvolvimento Econômico (Semde), João Paulo Calixto, e o procurador geral do município, Wagner José Elias Carmo, se reuniram nesta semana com representantes da Noxis Energy, no gabinete da PMA, para discutir a intenção da empresa de construir uma refinaria de petróleo em Aracruz.

O presidente da Noxis, Gabriel Debellian, diz que a empresa continua estudando junto à Prefeitura de Aracruz a possibilidade de instalar a refinaria no município. “Em conjunto estamos avaliando a área que poderia ser disponibilizada para que esse projeto seja concretizado aqui. A partir daí é que começa o desenvolvimento da licença ambiental, do projeto executivo, da ligação com o porto”, detalha.

De acordo com o empresário, Aracruz tem uma importante localização estratégica para receber o empreendimento. “A Imetame está construindo o porto e a refinaria tem que ser ligada a um porto para recebimento de petróleo e embarque do produto acabado de exportação. Estamos tendo apoio da PMA e não temos o que reclamar”, destaca o presidente.

Segundo o prefeito Jones Cavaglieri, as negociações para instalação da empresa estão avançando. “Estamos há cerca de um ano conversando sobre o espaço que abrigará a empresa. A refinaria de petróleo chegará a produzir 100 mil barris por dia. O empreendimento gerará cerca de 800 empregos durante a fase de construção e 400 empregos diretos na fase de operação. Trata-se de um investimento muito importante. Primeiro, porque irá gerar emprego e renda, e segundo, pois fomentará diferentes parcerias com outras empresas ligadas ao setor, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do município”, destaca Jones.

A Noxis Energy é sediada no Rio de Janeiro e tem projetos em desenvolvimento em vários estados, como Maranhão, Sergipe e Espírito Santo.

TEXTO: Sumaida Zuccolotto
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br