Data: quarta, 11 de dezembro de 2019
Horário de Brasília: 13:04
Clima

Mais de 100 alunos de Aracruz disputaram etapa de xadrez dos Jogos Escolares Municipais (JOEMA)

20/09/2019 Renato Lana
A competição de xadrez foi nas modalidades Infantil e Juvenil, masculina e feminina, com cada aluno disputando cinco rodadas

A competição de xadrez foi nas modalidades Infantil e Juvenil, masculina e feminina, com cada aluno disputando cinco rodadas

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (20/09), na quadra da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, a terceira modalidade do Jogos Escolares Municipais de Aracruz (JOEMA 2019), que foi a disputa do xadrez. A competição envolveu a participação de mais de 100 alunos de escolas particulares, municipais, estadual e federal, entre elas: Espaço Livre, Centro Educacional de Aracruz (CEA), Darwin, EEEF´s Caboclo Bernardo e Mizael, SESI/SENAIS, IFES, além das EMEF´s Ezequiel, Zilca, o CMEB Paulo Freire e a EMEFI Caieiras Velha.

A competição de xadrez foi nas modalidades Infantil e Juvenil, masculina e feminina. Cada aluno disputou cinco rodadas, e aqueles que venceram o maior número de rodadas ficaram com o primeiro lugar. Ainda serão selecionados 20 alunos para representar o município na etapa estadual a ser disputada em 2020.



Referência
O município de Aracruz é referência em Xadrez. Alunos já são medalhistas no Jogos Escolares do Espírito Santo (JOEMA) e com participações em Olimpíada Nacional. A prefeitura vem investindo cada vez mais nessa prática pedagógica, tanto com os próprios alunos, quanto com os professores. O professor Alessandro Camporez já desenvolve esse trabalho com estudantes do ensino fundamental em Aracruz há 18 anos.

Já foram realizadas inclusive formações de xadrez com os professores das escolas municipais, que utilizam os conhecimentos adquiridos para aprimorar a prática do ensino de suas disciplinas. Essa formação conta com uma didática voltada para principiantes, apresentando os componentes do jogo como as peças, suas distribuições e o tabuleiro.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br