Data: quarta, 26 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 06:53

Prefeitura de Aracruz realiza caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

23/05/2019 Daniel M
A caminhada saiu da Praça da Paz e caminhou pela Avenida Venâncio Flores até chegar na Praça Monsenhor Guilherme Schmit

A caminhada saiu da Praça da Paz e caminhou pela Avenida Venâncio Flores até chegar na Praça Monsenhor Guilherme Schmit

Cerca de 100 pessoas saíram da Praça da Paz em uma caminhada até a Praça Monsenhor Guilherme Schmit, em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado pelo calendário no último dia 18 de maio. A caminhada foi uma ação da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O símbolo que caracteriza a data surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. No entanto, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o ícone da causa a partir de 2010. “Para alcançar o objetivo é necessário que a sociedade em geral "Faça Bonito" na proteção de nossas crianças e adolescentes”, frisou a secretária de desenvolvimento social e trabalho, Rosilene Matos.

De acordo com a secretária, o principal objetivo do “18 de maio” e da caminhada é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Ela ressaltou que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

“A caminhada é para mostrar para as pessoas que não devemos nos calar em relação a esses tipos de violência. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior identificação junto à sociedade, dando mais proximidade e identificação com a causa”, disse a secretária.

O evento contou a presença de secretários e servidores da prefeitura, além do prefeito Jones Cavaglieri, que destacou a realização do evento. “É uma ação necessária, a população precisa ter conhecimento de que esses tipos de violência realmente existem e que precisa ser combatido o mais rápido possível. A SEMDS tem feito um trabalho realmente excelente em cima desse assunto”, disse o prefeito.

   

 

 

 
TEXTO: Daniel Marçal
E-MAIL: dmarcal@aracruz.es.gov.br