Data: quarta, 26 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 07:11

2ª Etapa da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike (MTB) atrai cerca de 300 ciclistas a Aracruz

15/04/2019 Renato Lana
Momento da largada na Praça da Paz. 21 categorias nos grupos “Esporte” e “Pró”, além do Grupo “Passeio Panabike” percorreram belas paisagens rurais do município

Momento da largada na Praça da Paz. 21 categorias nos grupos “Esporte” e “Pró”, além do Grupo “Passeio Panabike” percorreram belas paisagens rurais do município

Aconteceu em Aracruz neste domingo (14/04) a 2ª Etapa da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike (MTB). Aproximadamente 300 ciclistas de todo o Espírito Santo estiveram no município para disputar as 21 categorias nos grupos “Esporte” e “Pró”. A competição ainda contou com o Grupo “Passeio Panabike”, cujas características são peculiares de uma recreação, própria para famílias, sem apresentar tantas dificuldades como elevações ou obstáculos.

Quem correu pelo Grupo Esporte enfrentou um grau de dificuldade com 545 metros de altímetro em 43 quilômetros de percurso. Já no Pró, com maior nível de dificuldade, os competidores encararam 55 quilômetros com 1150 metros de altímetro (ALP), que é o ganho de elevação. A largada e a chegada ocorreram na Praça da Paz, onde um grande público compareceu para prestigiar o evento. Foi um dia de muito sol e competitividade nas estradas de terras que cortam as belas paisagens rurais, em meio a montanhas e vegetações.

“Foi a primeira vez que participo da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike. Tenho costume de pedalar com amigos. Optei por participar do Grupo Passeio Panabike, cujo percurso estava bem organizado e sinalizado. Levei 1h18m para terminar o passeio”, comenta Jéferson Nascimento, 22 anos, morador do bairro Coqueiral, um dos primeiros a terminar o passeio.

Alessandro da Conceição Silva, 30 anos, morador de Conceição da Barra também está participando da Copa Norte Capixaba pela primeira vez. Ele disputou pelo Grupo Esporte e falou do desafio. “É a primeira vez que participo dessa competição, porém já havia disputado em fevereiro da primeira etapa na cidade de Guriri. Hoje nessa segunda etapa consegui chegar em primeiro. Pedalamos por uma trajetória “top” e com um grau de dificuldade mediano, preparando o pessoal para o grupo Pró. Isso é MTB raiz, com uma paisagem bem diferenciada em um belo cenário”, comemora.

Denisval Alves de Souza, 43 anos, da cidade de Cariacica foi o primeiro a completar o percurso Pró com um tempo de 2h9m, explicou porque o percurso de 55 quilômetros pareceu ser curto. “A trajetória me deu a impressão de ser curta, pois ela começa plana e em alta velocidade, porém depois vem os morros onde subimos a três quilômetros por hora, e depois surgem as decidas duras que exigem muita técnica” explica.

Premiações
Foram premiados com troféus todos os competidores que terminaram as provas, de qualquer categoria, do 1º ao 7º lugar. Também houve Mini troféus de “Missão Cumprida”, além da premiação para as três maiores equipes na prova: 1º Lugar – Troféu 60cm + R$ 300,00; 2º Lugar – Troféu 50cm e 3º Lugar – Troféu 40cm. O secretário de Emerson Nacimento compareceu ao evento e falou do total apoio que o Governo Municipal vem dando a essas competições. "Enxergamos em campeonatos como esse uma grande oportunidade de fomentar o agroturismo e visitas em nossas belas zonas rurais e montanhosas que cortam a cidade, sendo que a geografia aqui proporciona um cenário ideal para essa prática", diz.

CLIQUE AQUI e confira todos os resultados

CLIQUE AQUI e confira a galeria de imagens

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br