Data: quarta, 26 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 06:55

Servidores da prefeitura de Aracruz participam de reunião com a Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES)

25/03/2019 Renato Lana
O Coordenador Geral do Escritório do Empreendedor/SIMPLIFICA-ES, Henrique Gonçalves Ribeiro fala aos servidores da prefeitura de Aracruz

O Coordenador Geral do Escritório do Empreendedor/SIMPLIFICA-ES, Henrique Gonçalves Ribeiro fala aos servidores da prefeitura de Aracruz

Servidores das secretarias de Administração e Recursos Humanos (SEMAD), Finanças (SEMFI), Desenvolvimento Econômico (SEMDE), Meio Ambiente (SEMAM), Saúde (SEMSA), Obras (SEMOB) e Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS) da prefeitura de Aracruz, que trabalham na Sala do Empreendedor, bem como o representante da empresa E&L, participaram na manhã desta segunda-feira (25/03), no SEBRAE em Aracruz, de uma reunião com a Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES).

O objetivo foi levantar junto a esses servidores, as dificuldades encontradas no manuseio do SIMPLIFICA-ES, assim como as possíveis soluções dos serviços. A prefeitura, preocupada em otimizar o sistema, já havia levantado dados com o Corpo de Bombeiros e Contadores do município, e solicitou à Junta Comercial uma reunião buscando esse aperfeiçoamento.

O SIMPLIFICA-ES é uma ferramenta que faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos Estaduais e Municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas e as disponibiliza na Internet em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso.

Ele vem para reduzir a informalidade e seus custos sociais e econômicos, aumentando a competitividade e a produtividade. Também faz adequação da legislação municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial, ou seja, elimina a burocracia no processo do registro e legalização de empresas.

As apresentações ficaram por conta do Coordenador Geral do Escritório do Empreendedor/SIMPLIFICA-ES, Henrique Gonçalves Ribeiro e do Analista de Implantação de Sistema da Vox Engenharia, o Consultor Cristino Francino da Silva Ferreira. Durante a reunião foram levantadas questões como: integração dos Órgãos/Secretarias que ainda não estão inseridas, inserção de documentos no sistema, emissão de Alvarás, dentre outros.

A Gerente de Empreendedorismo da SEMDE, Graciele Reis, comentou sobre como esse encontro dos servidores com a Junta Comercial do Espírito Santo pode favorecer a desburocratização da abertura de uma empresa. “É muito importante que estejamos em constante aprendizado, visando melhorar cada vez mais o ambiente de negócios, facilitando o atendimento aos empreendedores e reduzindo o tempo de abertura de empresas, e estes treinamentos tem agregado um valor altíssimo ao nosso conhecimento, principalmente no que tange ao envolvimento dos servidores na busca de um único objetivo: A desburocratização".

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br