Data: quarta, 26 de junho de 2019.
Horário de Brasília: 07:10

Município de Aracruz é premiado no 14º Encontro Estadual NossoCrédito

22/03/2019 divulgação
Os Agentes de Crédito de Aracruz e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o 14º Encontro Estadual NossoCrédito

Os Agentes de Crédito de Aracruz e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o 14º Encontro Estadual NossoCrédito

Nesta última quarta-feira (20/03) o Parque do China em Domingos Martins recebeu o 14º Encontro Estadual NossoCrédito. O evento teve como objetivo apresentar os resultados de 2018, além das perspectivas e desafios do Programa e promover atividades de planejamento para 2019. Durante o encontro foi ressaltada a importância dos micros e pequenos empreendedores e dos empreendedores individuais para o fomento da economia municipal.

A importância da administração pública, no que diz respeito ao incentivo e necessidade de direcionamento de políticas públicas voltadas a esse segmento também foi lembrada no evento. Na ocasião, Aracruz foi representada pelos seus Agentes de Crédito conduzidos pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE). Eles foram premiados pelo BANDES por terem atingidos as várias metas estabelecidas no programa em 2018, como o baixo índice de inadimplência. Somente oito cidades de todo o estado do Espírito Santo, entre elas Aracruz, conseguiram atingir as metas e serem premiadas.

A Gerente de Tecnologia e Qualificação Profissional da SEMDE, Margareth Spinasse, comemorou a premiação e destacou a participação de Aracruz. “Nossa cidade é muito privilegiada pois já conta com três Agências do NossoCrédito alocadas de forma estratégica a cobrir todo o município”, ressalta.

Margareth também lembrou das dificuldades que Agentes de Créditos podem encontrar caso não tenham o apoio da gestão municipal. “Ninguém consegue desenvolver um bom resultado sozinho. Por mais que tenhamos parcerias como o Sebrae, Banestes e Aderes, que fazem uma grande diferença, precisamos do apoio da gestão do município. Somos felizes por isso. A prefeitura de Aracruz abraçou a causa. Nosso prefeito Jones Cavaglieri acreditou na diferença que esse programa traz e deu o apoio necessário, o que garantiu nosso sucesso”, comenta.

O Diretor de Crédito do BANDES, Everaldo Colodetti, destacou que o Agente de Crédito não é um custo, e sim um investimento. “Hoje temos em todo o estado 112 Agentes de Crédito, o que é um número bem expressivo. Eles estão distribuídos em 85 agências alcançando todos os municípios capixabas. Por isso digo que o Agente de Crédito não é um custo, e sim um investimento”, enfatiza.

O programa NossoCrédito do Bandes
Com linhas de créditos diferenciadas, destaca-se no BANDES o “Seguir Crescendo”, que é um estímulo ao empreendedor que já tem seu negócio, e não dispõe de recursos financeiros necessários para alavancá-lo. A cada um real aportado pelas prefeituras ao NossoCrédito, aproximadamente trinta e seis reais são concedidos em créditos a empreendedores e de micro e pequenos negócios (MEI´s) daquele município, promovendo a circulação de renda.

Em 16 anos do programa, o Bandes já disponibilizou aos MEI´s o equivalente a R$ 750 milhões. Boa parte desse crédito foi movimentado em Aracruz justamente pelo fato dos Agentes de Crédito do município terem atingidos suas metas.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br