Data: domingo, 26 de maio de 2019.
Horário de Brasília: 06:23

Agentes de Segurança de Fortaleza conhecem a Central Integrada de Segurança Pública de Aracruz

21/03/2019 divulgação
O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi (esq) e o Gerente de Defesa Social e Segurança Patrimonial Paulo Rodrigues (dir) com a comitiva de Fortaleza, durante visita às instalações da Central de Videomonitoramento

O Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi (esq) e o Gerente de Defesa Social e Segurança Patrimonial Paulo Rodrigues (dir) com a comitiva de Fortaleza, durante visita às instalações da Central de Videomonitoramento

O Inspetor F. Alencar, da Guarda Municipal de Fortaleza e Coordenador do Videomonitoramento (Secretaria Municipal de Segurança Cidadã), o Major Luiz Gonzaga, (Setor de Tecnologia da Informação e Videomonitoramento Urbano) e o Chefe do Gabinete Raimundo Pinho (Secretário-Executivo do vice-prefeito Moroni Torgan) estiveram em Aracruz na tarde desta quarta-feira (21/03) para conhecer toda a estrutura e funcionalidade dos sistemas que compõem a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) do município.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Jones Cavaglieri, pelo Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi e pelo Gerente de Defesa Social e Segurança Patrimonial Paulo Rodrigues, que fez uma apresentação do sistema de Cerco Eletrônico da cidade, que funciona junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), da Secretaria do Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.

“Com esse sistema podemos apurar veículos que foram furtados ou roubados, além de outros com restrições que estejam circulando. As polícias Civil e Militar que atuam em Aracruz também podem realizar atividades investigativas, de inteligência e prisões de suspeitos, além de qualquer crime que envolva veículos”, explica Paulo Rodrigues.

Em Aracruz essa barreira eletrônica de alta tecnologia monitora 15 pontos da sede administrativa, contendo 32 faixas, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira. A comitiva de Fortaleza também visitou a Central de Videomonitoramento, que hoje opera com 66 câmeras na sede, orla e distritos, sendo 40 do projeto “Olho Digital”, e outras 26 câmeras do município.

O Major Luiz Gonzaga, do Setor de Tecnologia da Informação e Videomonitoramento Urbano de Fortaleza, comentou sobre o que significou conhecer de perto toda essa estrutura que compõe a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz. “A nossa visita foi uma ato muito importante, pois serviu de parâmetro para que nós possamos desenvolver nossas novas tecnologias no combate ao crime. Parabéns ao prefeito Jones Cavaglieri e seu secretário Luciano por essa ação ousada e responsável. Vimos que in loco esse sistema é eficaz para tornar a segurança pública ainda mais efetiva. Percebi que em Aracruz a população tem uma sensação maior de segurança, pois essa tecnologia tem um viés forense, investigativo e preventivo, ressalta.



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br