Data: sábado, 23 de fevereiro de 2019.
Horário de Brasília: 17:32

Novo Secretário de Desenvolvimento Econômico busca fortalecer o empreendedorismo local

15/01/2019 SECOM
Guerino Balestrassi já foi Diretor-Presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) e chega para fortalecer ainda mais o empreendedorismo local

Guerino Balestrassi já foi Diretor-Presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) e chega para fortalecer ainda mais o empreendedorismo local

Guerino Balestrassi é natural de Colatina, onde foi prefeito na gestão de 2001 a 2008. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), também foi Secretário de Estado de Economia e Planejamento em 2010 e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de 2015 a 2016.

Com sua experiência na gestão pública, Guerino Balestrassi chega em Aracruz para ocupar a titularidade da pasta de Desenvolvimento Econômico, após a saída do então secretário, Divaldo Crevelin. Ele que já foi Diretor-Presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), de 2009 a 2010, e de 2011 a 2013, vem para fortalecer ainda mais o empreendedorismo local.

“Nossa intenção é atrair investimentos. Quero detectar os chamados “espaços em branco”, e desta forma, complementar as cadeias produtivas, ou seja, o que falta nessas estruturas para gerar mais oportunidades, além de monitorar os projetos em andamento”, comenta Guerino.

O foco do novo secretário será na inovação dos negócios que possam surgir por intermédio do chamado “Startup”, que é aquela empresa emergente, que tem como objetivo desenvolver um modelo de negócio escalável, ao redor de um produto, serviço, processo ou plataforma, cujo cenário é de incerteza, que não há como afirmar se a ideia e projeto irão realmente dar certo. “Com minha experiência na gestão pública, quero trabalhar na formação do empreendedor. Já fui presidente do BANDES e tenho sintonia com os Governos Estadual e Federal e seus respectivos programas. Com conhecimento dos arranjos produtivos, facilitaremos a integração do empreendedor local”, ressalta.

Eventos
Um outro ponto lembrado por Guerino, que contribuirá para fortalecer o empreendedorismo local, são os eventos ligados ao novo negócio. “Quero promover vários eventos nesse ramo com dinâmicas de como gerar novas oportunidades, investindo no arranjo e trabalhando com os ecossistemas da inovação, desenvolvendo assim, a cultura do empreendedorismo escalável”, completa.

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br