Data: quinta, 15 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 04:52

Projeto Música desenvolve interesse de alunos da EMEF Abílio Correia de Amorim pela leitura e escrita

07/11/2018 divulgação
A dupla aracruzense Adilson e Deosdete foi a homenageada da noite pela contribuição do resgate da arte da viola caipira, preservando assim, a verdadeira música raiz

A dupla aracruzense Adilson e Deosdete foi a homenageada da noite pela contribuição do resgate da arte da viola caipira, preservando assim, a verdadeira música raiz

A EMEF Abílio Correia de Amorim realizou na noite desta terça-feira (06/11) a culminância do projeto Música, um trabalho desenvolvido com a Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que oferece aos gestores, uma formação com estudos e encontros a cada mês, proporcionando um desenvolvimento de práticas mais organizadas.

Seu foco em 2018 foi a leitura e a escrita. Desta forma a escola teve que escolher uma turma para acompanhar a aprendizagem, a partir das habilidades de leitura. “A turma escolhida foi o 3º ano B. Fizemos um diagnóstico para elaborar ações de intervenção com a equipe gestora, desenvolvendo trabalhos com fábulas, poesias, reportagens, além da própria música, com letras de cantores da nossa cidade. E hoje a gente finaliza essas ações ocorridas durante o ano com apresentações de fábulas, caminhada dos alunos entregando doses de poesia dentro de um pequeno frasco de vidro, dentro outras”, explica a diretora Sônia Mara.

Os homenageados da noite foram os aracruzenses Adilson e Deosdete. Em 2009, na companhia de outros amigos, a dupla realizou o primeiro encontro de violeiros, que desde então, vem acontecendo a cada ano, chegando a juntar 30 duplas de violeiros para resgatar a arte da viola caipira, preservando assim, a verdadeira música raiz. Também conquistaram a data do Dia do Violeiro no calendário municipal, comemorado no dia 18/08.

Antes da viola tocar os alunos fizeram uma bela apresentação de canto e dança. “Nossos alunos estão craques na leitura de jornais, escritas de fábulas, poesias, e a própria música. Trabalhamos isso visando a compreensão leitora dos estudantes. O refrão e as letras se tornam facilitadores da aprendizagem, aprimorando a pronuncia das palavras. Os resultados apareceram. Eles tiveram uma melhora considerável no que se refere à leitura e à escrita”, comenta a professora do 3º ano Daniela Reis.

O projeto Música
O projeto Música objetiva proporcionar a leitura, a escrita, a produção e a interpretação de música, fazendo relações com intertextos, experiências vividas, e até mesmo conhecimentos prévios que trazem o convívio social e escolar, explorando assim, a inferência no estudo da letra das canções.


TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br