Data: domingo, 18 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 10:44

Palestra “Cidades Inteligentes e o Desenvolvimento” aponta tecnologia como aliada na geração de oportunidades

26/07/2018 Vinícius Gardiman
Para o palestrante Leonardo Carraretto novos problemas precisam de novas soluções e a tecnologia deve ser enxergada como uma aliada

Para o palestrante Leonardo Carraretto novos problemas precisam de novas soluções e a tecnologia deve ser enxergada como uma aliada

Na noite desta quarta-feira (25/07), a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, realizou no plenário da Câmara Municipal de Aracruz a palestra “Cidades Inteligentes e o Desenvolvimento” com o jornalista, empresário e consultor Leonardo Carraretto. Na ocasião o empresário e Pós graduado em telecomunicações, André Vargas Bernardo ainda apresentou o aplicativo “Aracruz On Line”, que entra em funcionamento nesta sexta-feira (26/07), durante a inauguração da 1º Praça Digital do município de Aracruz.

Antes mesmo do início da palestra, o secretário de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Aracruz, Luciano Forrechi, fez uma fala inicial de acolhimento e ressaltou que o uso de tecnologias como a disponibilização de internet nas praças públicas do município faz parte do plano de governo. “A Praça Digital é umas das meta do Governo Jones Cavaglieri. O projeto prevê, para até o fim desse ano, a entrega de 14 praças digitais, tanto na sede quanto nos distritos. Só para se ter uma ideia, somente na fase de teste na Praça da Paz, já foram feitas 140 cadastros. Não adianta lançarmos uma funcionalidade se não tivermos uma estrutura adequada. Trata-se de um caminho sem volta. Ou nos incluímos, ou seremos excluídos, por isso temos que modernizar o serviço público”, afirma.

O palestrante Leonardo Carraretto começou sua fala dizendo que nunca antes no mundo houve tantos recursos, em termos de tecnologia, para resolvermos nossos problemas. “Nunca na nossa história tivemos soluções tão acessíveis e práticas que pudessem resolver problemas sérios vividos pela sociedade. Ela é uma grande aliada na geração de oportunidades. Hoje em dia podemos imprimir casas inteiras por preços muito pequenos. Podemos produzir alimentos com apenas 1g de carne suína, mantendo o mesmo sabor”, comenta.

Em sua palestra foi apresentado uma concepção de tecnologia como um grande recurso que pode ser usado para resolver problemas, tanto de saúde, quanto sociais, na administração pública ou não. “Temos que ter um olhar otimista para o que a tecnologia pode nos proporcionar, enxergar ela como uma aliada”. Por meio de um telão Leonardo apresentou alguns exemplos de tecnologia exponencial, que é aquela composta por várias outras tecnologias, o que torna as inovações mais rápidas, como os drones, as impressoras 3D, Carros Autônomos, Transportes, dentre outras.

Cidades inteligentes
E pegando carona nos conceitos e desenvolvimentos da tecnologia, ele entrou nos conceitos de cidade inteligente. “Por que viemos falar de cidades inteligentes? Onde está Aracruz nisso tudo? Como conseguiremos atender uma população que cresce a cada dia com uma fórmula do passado? Se o mundo cresce em uma determinada proporção, precisamos fazer algo diferente. Por isso o conceito de Cidade Inteligente é tão importante. Todos os dias queremos mais saúde, educação e segurança. E todos os dias têm mais gente querendo isso”, explica.

De acordo com Leonardo, o termo “Cidades Inteligentes” é um conceito que não é mais uma opção, e sim uma obrigação para poder atender todas as pessoas. “As cidades têm que ter uma nova forma de pensar para resolver os problemas, pois novos problemas precisam de novas soluções. Para se tornar inteligente o primeiro passo é estar conectada, dando às pessoas a oportunidade de se juntar para pensar com mais recursos. Uma cidade mais inteligente é uma cidade mais humana e que bom que Aracruz está dando esse passo, comemora.

O Aracruz Online
Logo após a palestra de Leonardo Carraretto, o empresário e Pós graduado em telecomunicações, André Vargas Bernardo, fez uma breve explanação do que é o aplicativo Aracruz Online. Por meio de um telão ele mostrou o layout do app e as opções de serviços que serão disponibilizados aos moradores.

Assim que o morador clicar no app em seu celular, ele poderá se interagir de imediato com nove links, sendo eles “Prefeitura”, “Notícias”, “Transportes”, “Cidade”, “Fala Cidadão”, “Serviços”, “Rede Sociais”, “Projetos” e “Aracruz TV”, um sistema gratuito, prático e de fácil manuseio, funcionando como um canal de comunicação com diversos serviços públicos disponíveis na ponta dos dedos.

Qualquer morador poderá solicitar serviços de poda e iluminação, consultar os itinerários de ônibus, os projetos e acompanhamentos das obras, além de notícias da cidade e transmissões ao vivo dos eventos realizados e/ou apoiados pela prefeitura. O primeiro local da cidade a receber a Praça Digital será na Praça da Paz, nesta sexta-feira (27/07), às 18h30, momento em que o APP entra oficialmente em funcionamento.

 

 

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br