Especialista em Recursos Humanos do SEBRAE palestra a micro e pequenos empreendedores de Aracruz

08/02/2018 divulgação
A especialista em Recursos Humanos do SEBRAE, Thereza Natália fala da importância em saber atender bem o cliente

A especialista em Recursos Humanos do SEBRAE, Thereza Natália fala da importância em saber atender bem o cliente

Na noite desta terça-feira (06/02), mais de 50 micro e pequenos empreendedores de Jacupemba e Guaraná compareceram ao auditório da Unidade de Saúde (Jacupemba) para acompanharem a palesta “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, proferida pela especialista em Recursos Humanos do SEBRAE, Thereza Natália. Estiveram presentes também o prefeito Jones Cavaglieri, o vice Lúcio Zanol e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Divaldo Crevelin, além de vereadores.

A palestra teve como foco instruir os pequenos e microempreendedores "individual" quanto à necessidade de se criar condições favoráveis para oferecer a melhor forma de prestar atendimento com qualidade e respeito ao cliente, e assim criar fidelidade. O direcionamento foi em cima dos estabelecimentos menores justamente porque eles formam a grande maioria dos empreendimentos atendidos pelo SEBRAE.

Durante sua palestra, Thereza Natália começou dizendo aos presentes, que somente pelo fato deles terem comparecido, já é uma demonstração de interesse de cada um em participar e compreender melhor a relação entre cliente e empresa. “Contamos com a participação de cada um para que os conceitos e técnicas apresentadas sejam divulgados e possam promover melhorias no ambiente geral dos negócios”, afirma.

Por meio de um telão ela desenvolveu sua palestra. Foram feitas várias perguntas com o intuito de incitar em cada um a qualidade em seu atendimento, como por exemplo, “Você seria seu próprio cliente?”, O que é um bom atendimento para você?”, “Qual a diferença entre atendimento e tratamento”, “O que não é correto em um atendimento?”.

Perda de clientes
Também foi mostrado a todos um dado muito interessante: "o porquê das empresas perderem seus clientes". De acordo com uma pesquisa feita pela American Society Quality, 65% da perda está relacionada à indiferença, ou seja, como a empresa trata e atende seu cliente. Dai a necessidade em se focar na qualidade do atendimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Divaldo Crevelin, comentou sobre a parceria com o SEBRAE e as Agências NOSSOCRÉDITO no que diz respeito à capacitação do pequeno e microempreendedor. “Nós temos um projeto aqui no município, que foi encampado pelo nosso prefeito como política de governo, que é ajudar a incrementar esse segmento dos pequenos empreendedores, pois são eles os maiores responsáveis pela sustentação da economia do país, pois geram mais empregos e, consequentemente, renda”, explica.

Ainda de acordo com Divaldo, esse trabalho de fortalecimento vai além dos valores destinados à sua estruturação. “Programas como O NOSSOCREDITO injetam recursos, porém você também fortalece oferecendo gerenciamento, atendimento ao cliente, pois de nada adianta a pessoa levantar sua empresa e não tiver estrutura para receber-los”, argumenta.

Recorde de valores aprovados
No último ano, a prefeitura de Aracruz gerou um recorde de valor aprovado para financiamento de micro e pequenos negócios na cidade, com um incremento de 30% em relação ao valor emprestado em 2016. Foi atingido uma cifra de aproximadamente 3 milhões de reais emprestados com 317 operações realizadas nas três agências instaladas no município.

Diante dessa realidade, a Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura de Aracruz, em parceria com o SEBRAE, já possui em seu plano de ação outras palestras para atender todo o município e reforçar ainda mais esse laço com os micro e pequenos empreendedores.


  

  

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