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Data: segunda, 25 de janeiro de 2021
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CADERNO COMPLEMENTAR - OLHARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

17/12/2020

Carta de apresentação

 

Senhores Professores,

 

Apresentamos o primeiro Caderno Complementar – Olhares e Práticas na Educação Infantil. O documento foi elaborado pelo Setor da Educação Infantil com a coparticipação dos Professores, Pedagogos e Professores lotados na Secretaria Municipal de Educação - Semed.

Trata-se de um instrumento pedagógico, construído nos encontros formativos do Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Aracruz, tendo como principal objetivo orientar o trabalho dos Professores, junto a bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas.Nesse sentido, os profissionais dessa etapa encontrarão aqui, em uma linguagem clara e objetiva,reflexões sobre a concepção de criança, os princípios de atendimento da Educação infantil no município de Aracruz, o perfil dos profissionais que atendem as crianças nas escolas,a organização curricular e os Planos de Ensino que norteiam o trabalho pedagógico na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica.

O documento é fruto de um intenso percurso formativo que demandou muitos estudos, reflexões e diálogos entre Professores, Pedagogos, Diretores e a Equipe Pedagógica da SEMED. Foram momentos de significativas trocas de vivências e experiências que enriqueceram as práticas educativas, por meio dos diferentes olhares e práticas que se cruzaram em prol de uma educação mais qualitativa. Desse modo, espera-se que este caderno pedagógico possa validar os processos vividos e socializados nos encontros formativos, assim como auxiliar cada Equipe Escolar de nossa Rede de Ensino, sendo suporte norteador nos momentos de estudo, reflexões coletivas e individuais, por meio da proposta dialética de reflexão-ação-reflexão, subsidiando as tomadas de decisão referentes às propostas pedagógicas que permeiam o chão de cada sala de aula, com vista a evidenciar as aprendizagens e desenvolvimento daquele que deve ser o centro do trabalho educativo: a criança.

Assim, recomendamos que cada Professor e Professora da Educação Infantil possa conhecer, se apropriar, acreditar e seguir as orientações que compõem este caderno. Nessa direção, salientamos que é de extrema importância que este material esteja nas mãos de cada docente que, com autonomia, complementará as ações educativas nele apresentadas, visando garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos para o grupo de crianças que estiver sob sua responsabilidade educativa.

Por fim, desejamos que o Caderno Complementar – Olhares e Práticas na Educação Infantilauxilie na organização educativa de cada escola e contribua para a melhoria da qualidade do atendimento e da formação integral de nossas crianças.